quinta-feira, janeiro 08, 2009

Registros - Thank you, Mr. President!

Qual deve ser ponto de partida da relação Presidentes da República e imprensa? Para Helen Thomas - o sobrenome é do marido já falecido, também jornalista, ela é de família imigrante síria - deve-se logo partir do pressuposto de que nenhum deles gosta da mídia, muito menos dos jornalistas nos seus calcanhares. Simples assim.

Helen, 80 anos, é a decana dos jornalistas do Press Corp da Casa Branca. George W. Bush é o nono que acompanha. O primeiro foi Kenneddy. Ontem, vi o documentário HBO feito por Rose, sobrinha do presidente assassinado em 1963. Pra falar a verdade, esqueci o que Helen disse de Kennedy. Mas Lindon B. Johnson, seu sucessor (lembro-me da foto dele assumindo a Presidência, a bordo do avião que levava o corpo de kennedy) era um falastrão.

Além de levar os assessores à loucura por falar o que lhe dava na telha, Johnson tinha o péssimo costume de dar entrevista andando rápido com seus cachorros pelos jardins da Casa Branca (Xô Collor, te esconjuro!!!). "Naquele tempo, tínhamos que usar sapatos altos, bicos finos, e isso era uma tortura", diz a velha Helen de guerra. Além disso, ele falava baixo, o que levava os jornalistas ao desespero. "Ao final, tínhamos de comparar as anotações um do outro", diz a fofa.

Nixon, qual a novidade? um mentiroso. Gerald Ford que o sucedeu, um bondoso e teria sido reeleito se não houvesse perdoado Nixon , impregnando a Nação do cheiro podre do conchavo pré-renúncia. Reagan, o mais cordial. Mas segundo Helen não estava lá quando entrevistado. Ator, fazia a performance do que entendia por Presidente. Jimmy Carter seguiu a carreira errada, devia ter sido ordenado pastor.

Helen se define liberal, a única de toda imprensa americana. Diz que não se cansa de esperar que outro jornalista lhe diga : "Muito prazer, sou também liberal" . Para não se cansar continua esperando sentada. Todos - resssalta - apoiaram a invasão do Iraque. Numa só edição, disse ela, o Washington Post, ou seria o New York Times? (me embaralhei toda agora e olhe que só terei 80 daqui 21 anos) , saiu com 140 artigos assinados favoráveis à invasão. Depois de passar décadas na UPI, Helen saiu da Agência assim que foi comprada pelo reverendo Moon. "Cheguei em casa com a roupa molhada de lágrimas" , contou.

Produção HBO

Obrigada, Sr. Presidente: Helen Thomas Direto da Casa Branca
Data: Quarta - 07 de janeiro (primeira exibição)
Filme / Documentário
Duração: 50 minutos
Nome Original: Thank You, Mr. President: Helen Thomas At The White House
Direção: Rory Kennedy
Ano: 2008
Próxima exibição à noite:
13/01 - 22:10

Nenhum comentário:

Postar um comentário