domingo, junho 22, 2008

Radinho de pilha na mala de novidades


A menina corre descalça com a primaida até à estação. Uma gritaria só. O trem já vai embora e o tio aparece na plataforma com a mala de novidades. Tecidos que não amassam. Só lavar e secar. Senta, levanta e nenhuma ruga.

- Não troco pela minha calça de brim que quanto mais lava, mais macia e bonita fica.

Pente que não se parte. Pode juntar uma ponta na outra que ele volta a ser o pente de antes, inteiro. Radinho portátil. De pilha.

- Imagine, agora se pode acompanhar a novela dentro de um trem, do ônibus!
- Que coisa!!! Onde esse mundo vai parar?
- É bom se acostumar! Tem gente que ainda tem fogão a gás só de enfeite. Quero ver quando ninguém mais vender lenha. Vão queimar portas, janelas, móveis velhos?
- No fogão a gás a comida esfria rápido, cozinha depressa.Não tem o mesmo gosto.
- Não compro café em pacote. Imagine! Café tem que ser torrado e moído em casa. Não deixo passar do ponto. O cheiro avisa quando é para tirar do fogo.
- Meu torrador foi presente de casamento. Chegou junto com o moedor. Café só moo na hora, enquanto a água ferve. Duas moeguinhas, no máximo. Sem desperdício. O cheiro toma conta da casa.
- Aquela alí quase teve um troço. Torrou café a manhã inteira e foi direto pro tanque. Não sei como não ficou toda torta! Depois de ficar no calorão, friagem é veneno.
- Vocês ficam aí nessa conversa boba. Pois eu te digo, em São Paulo tem lugares que ninguém mais atende quem faz compra. Com um carrinho pega-se o que quer nas prateleiras e paga na saída.
- Nossa! E dá certo? Aqui isso não vai funcionar não, duvido!
- Pois vão se preparando que comprar no armazem, no picadinho, com atendente pra pesar duzentas gramas disso, cem gramas daquilo, pesado e cortado na hora com dois dedos de prosa, isso vai acabar. Vai mesmo!
- Depois da geladeira, chegou no vizinho, de ônibus, uma televisão!
- Também pudera! Trabalha no Banco do Brasil. Tem dinheiro para esses luxos.
- Televisão é como ter um cinema em casa, dentro de uma caixa. Até parece que vocês nunca viram em filmes! Estão colocando uma antena lá em cima daquele morro mais alto. Vai servir para toda a cidade.
- Mesmo assim quando chove, sei não! Capaz de não pegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário