Uma das pinturas na parede externa da casa, onde Zavrel viveu em Rugolo |
Sempre no verão, Sarmede recebe artistas de todo o mundo para oficinas de ilustração de livros infantis. É a árvore plantada pelo tcheco Stepan Zavrel rendendo frutos. Além desses cursos, acontece lá, durante todos os outonos e invernos,a Mostra Internacionale d' llustrazione per l'infanzia/ Le immagini della fantasia, este ano, em sua trigésima terceira edição. Na Mostra, o resultado do trabalho dos artistas, durante as oficinas de verão, além de uma extensa programação que inclui atividades para crianças e adultos.
Stepan Zavrel nasceu em 1932, em Praga, capital da antiga Checolosváquia, hoje República Checa. Em Praga, frequentou a Faculdade de Artes Cinematográficas, especializando-se em filmes de animação. Em 1959, Zavrel fugiu de seu pais. A primeira parada foi no campo de refugiados de Trieste. Estudou em Roma, esteve em várias cidades européias, incluindo Londres. Foi a Nova York, a convite do Metropolitam Museum. Retornou à Itália e se encantou com as colinas de Rugolo, vilazinha de Sàrmede que também é bem pequena. Tem apenas três mil habitantes. Fica na província de Treviso, região do Veneto
Ao escolher Rugolo para ter uma casa aberta a visitantes, Zavrel colocou Sarmede no mapa mundial da ilustração de livros infantis. Em 1988, o artista organiza o seu primeiro curso de verão para ilustradores e dá início, assim, a história de uma escola com o suporte da prefeitura de Sarmede e do governo do Veneto. A escola atrai ilustradores do mundo inteiro, inclusive brasileiros, movimentando toda a comunidade.
Zavrel morreu em 1999, aos 67 anos, e está enterrado no cemitério ao lado da pequena igreja de Rugolo que teve a porta principal, em madeira, lindamente pintada por ele. Ilustrações de artistas, que passaram nas últimas décadas por Sarmede, adornam parede de prédios comerciais e residenciais da cidadezinha para conchego dos seus moradores e encantamento de quem a visita.
Publicado em 21/11/2015, no Blog do Matheus Leitão (G1)
Nenhum comentário:
Postar um comentário