terça-feira, agosto 11, 2015

Noruega - Tromso, onde comer e dormir na "capital" do Ártico


Não há qualquer dificuldade, em Tromso,  para se fazer lanches rápidos ou sem pressa em lugares bem simples ou mais aprazíveis. Há boa quantidade de pontos de venda de comida fast-food (hamburguers, pizzas e kebabs), além de cafés bem localizados e interessantes. 

Mas, se o objetivo é experimentar o melhor da gastronomia local , bem no centro, ao lado da charmosa catedral de madeira, encontra-se  o Emma’s  que  funciona em dois ambientes distintos. No térreo, no Emma’s UNDER, ambiente acolhedor e mais democrático, pode-se almoçar ou jantar pratos delicados e muito bem preparados, acompanhado de uma boa cerveja ou de um bom vinho.

No dia que estivemos lá nos foi servido um delicioso bacalhau, não desses fresco ou salgado, mas maturado, acompanhado de batatas assadas e deliciosos temperos, bem diferente dos que estamos acostumados a comer em Portugal ou no Brasil. 

De sobremesa. a conhecida delícia italiana: pana cotta com calda de frutas vermelhas. 


Na parte de cima, fica o Emma’s Drommekjokken (Emma’s Cozinha dos Sonhos), considerado o melhor da cidade. Oferece cardápio goumert (fusão de comida norte-norueguesa com as últimas tendências internacionais). O ambiente é mais sofisticado e, bem mais caro que o simpático Emma’s abaixo. O bom é que os dois restaurantes compartilham a mesma cozinha. No restaurante do térreo também são oferecidos alguns pratos que contam do cardápio goumert. Em ambos podem ser encontrados, por exemplo, pratos à base de bacalhau fresco (imperdíveis) e o carpaccio de baleia (defumado com folhas de beterraba). O restaurante tem página no FaceBook. Melhor fazer reservas com antecedência, ainda do Brasil.

Onde ficar:
Tromso e toda a região dispõem de ampla oferta de várias categorias de hotéis, além de campings que funcionam o ano todo.  Entre os hotéis considerados requintados está o Ishavshotel, localizado no centro, junto ao cais, com vistas para o estreito que separa a cidade do continente, a Ponte Tromso (Tromsøbrua), a Catedral do Ártico (Ishavskatedralen) e o Vale Troms (Tromsdalen).
Uma opção bem mais barata e bastante confortável é o Smart Hotewww.smarthotel.no . Tem decoração moderna, despojada e ao mesmo tempo aconchegante; Banda Larga funcionando em todos os quartos e hall.  Do hotel se pode alcançar facilmente a pé todas as principais atrações de Tromso. O  ônibus que faz o trajeto do aeroporto ao centro passa bem perto. Taxis estão sempre disponíveis e fazem ponto na praça da catedral. 


Mais opções de hoteis aquihttp://www.visittromso.no/en/Accommodation

Nenhum comentário:

Postar um comentário