quarta-feira, agosto 12, 2015

Noruega - No topo da Storsteinen Mountain


Do centro de Tromso, a região em torno da Catedral, tomar um táxi é o jeito mais fácil de se chegar à estação do Fjellheisen Cable Car, que nos leva ao topo da Storsteinen Mountain, 420 metros acima do nível do mar. O mirante e caminhadas a partir dele oferecem vistas panorâmicas da cidade, cursos d'água e montanhas. Mesmo no verão é possível ter contato com boas extensões de neve por todo o caminho. O teleférico funciona durante todo o ano (até 01:00 h no verão). 

Ao fim da ponte a Catedral do Ártico
A estação do teleférico  está logo depois de se  atravessar a grande ponte que liga a ilha Tromsoya, onde fica a cidade de Tromso, até continente. A ponte  (Tromsøbrua) faz parte da malha rodoviária européia e atravessa o norte do Vale de Troms (Tromsdalen). É bastante impressionante quando se está nela ou quando é vista de longe, iluminada ou sob a luz  do sol da meia-noite. Começou a ser construída em 1958 e inaugurada em 1960. Tem 1016 metros de extensão com vários vãos livres entre pilares, sendo de 80 metros o mais largo. A maior altura em relação ao nível do mar é de 38 metros. 

No topo há um grande café e também um mirante para a observação das paisagens, o fiorde de Tromso e uma sucessão de montanhas cada vez mais altas e nevadas, mesmo no verão.   
Foto feita por mim,  já no topo da Storsteinen.  
Para os mais dispostos e com tempo de sobra, o ideal é, a partir do centro de Tromso, seguir a pé por uma de suas ruas principais, a Grønnegata, até o início da ponte e atravessá-la. Podem ser vistos pelo caminho belos edifícios modernos, como a Biblioteca Municipal e, ruas abaixo, sequência de casas de madeira coloridas e grandes navios trafegando pelo fiorde. A extensão da ponte pode ser vencida em 15 minutos.  Depois da visita à Catedral do Ártico, pode-se chegar também caminhando à estação do teleférico. Há os que prosseguem a caminhada, até o topo e para depois dele, em trilhas utilizadas também por moradores e seus cães. A região também pode ser explorada em bicicletas.

 



.


Nenhum comentário:

Postar um comentário