São muitas as atrações de Tromso e certamente uma delas é o Museu e Aquário Polaria. Inaugurado em maio de 1998, foi concebido para ser uma experiência educacional, supervisionada por monitores, com foco especial nas crianças. No mesmo edifício funciona um cinema panorâmico de cinco telas, que permite aos visitantes uma viagem pelo Ártico. Há também uma área para exposição de equipamentos de exploração polar. Na verdade, o Polaria é um conjunto de aquários com mostras da vida marinha local. Há também tanques abertos e tanques com animais que vivem em rochas mais distantes do litoral e muitos peixes.
Google Imagem (uso público) |
Focas barbudas do Polaria - Google Imagem (uso público) |
Ao lado do Polaria, em um edifício despojado, mas eficiente e todo aberto para o estreito marítimo, funciona o Centro Ambiental Polar que abriga várias instituições nacionais de pesquisa e gestão em áreas polares. Cerca de 300 pessoas estão direta ou indiretamente envolvidos nas atividades, dentre elas um grande número de cientistas.
Também, a menos de cem metros do Polaria, pode ser visto, em área coberta e envidraçada, o Polstjerna , um dos barcos noruegueses de caça a focas mais famosos e bem sucedidos. O barco, construído em 1949 está totalmente preservado. O Polstjerna navegou durante 33 temporadas de caça e trouxe para casa em torno de cem mil focas. A última temporada foi em 1981. O barco também foi usado para a exploração do Ártico.
Todo o complexo Polaria é administrado pela Universidade de Tromso. Depois de visitá-lo, pode-se fazer um lindo passeio a pé até o centro da cidade, que fica bem próximo. Logo ao se atravessar a rua, vê-se um gramado que cobre toda a pequena colina e no alto a Galeria de Arte Contemporânea. No belo edifício de madeira funciona um interessante café. Na área ajardinada em torno, bastante popular na cidade, pode-se descansar.
Acima a construção envidraçada que abriga o famoso Polstjerna |
Todo o complexo Polaria é administrado pela Universidade de Tromso. Depois de visitá-lo, pode-se fazer um lindo passeio a pé até o centro da cidade, que fica bem próximo. Logo ao se atravessar a rua, vê-se um gramado que cobre toda a pequena colina e no alto a Galeria de Arte Contemporânea. No belo edifício de madeira funciona um interessante café. Na área ajardinada em torno, bastante popular na cidade, pode-se descansar.
Fotos: Clara Favilla |
Google Imagem |
Fjellheisen Cable Car, vai até a Storsteinen Mountain, 420 metros acima do nível do mar. O mirante e caminhadas a partir dele oferecem vistas panorâmicas sobre a cidade, os cursos d'água e montanhas. Mesmo no verão é possível ter contato com boas extensões de neve por todo o caminho. O teleférico funciona durante todo o ano (até 01:00 h no verão).
Para chegar ao ponto de saída do teleférico é preciso atravessar a grande ponte que liga a ilha Tromsoya, onde fica a cidade de Tromso, até o continente. A travessia, que já é um espetáculo em si, pode ser feita de taxi, do centro de Tromso A Ponte Tromsø (Tromsøbrua) faz parte da malha rodoviária européia e atravessa a parte norte do Vale de Troms (Tromsdalen). É bastante impressionante quando se está nela ou quando é vista de longe, iluminada ou sob a luz do sol da meia-noite. Começou a ser construída em 1958 e inaugurada em 1960. Tem 1016 metros de extensão vários vãos livres entre pilares, sendo de 80 metros, o mais largo. A maior altura em relação ao nível do mar é de 38 metros.
Jardim Botânico, exibe plantas do Ártico e dos Alpes e e outros pontos do mundo, a maioria muito sensível ao calor para se adaptar em qualquer outro jardim botânico. São, por exemplo, originárias azuis do Himalaia, das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos, além das naturais da região. Destaque também para a seleção de plantas medicinais tradicionais.
Museu da Universidade - Mostra em profundidade a natureza norueguesa do Norte e da cultura, com foco na cultura indígena Sami, bem como a arqueologia, arte sacra, a geologia e a Aurora Boreal.
Museu Polar - Conta a ousadia exploradores árticos de Tromsø. Funciona em uma casa cais tradicional de 1830 em meio a alguns dos edifícios mais antigos de Tromsø.
Museu Perspektivet - Oferece exposições sobre a história de Tromsø, bem como exposições temporárias. Funciona em outro belo edifício estilo neo-clássico, construído em 1838.
Museu de Arte - apresenta arte norueguesa do Norte e motivos, que vão desde os mestres do século 19 para a arte contemporânea.
Galeri de Arte Contemporânea, apresenta exposições desafiadoras de arte norueguesa e internacional.
Fora da cidade
Museu Lavhaugen, na ilha de Sommarøy,mostra a casa de um pescador tradicional.
Museu de Troms do Norte, em Svensby ,exibe uma habitação Sami litorânea com uma impressionante coleção de artefatos.
Igreja Lyngen (de madeira), na pitoresca aldeia de Lyngseidet.
Jardim Zoológico com animais da Escandinávia e do Ártico: lobos, ursos, linces, wolverines (parecido com um pequeno urso acinzentado), raposa , alces, veados e renas, todos com muito espaço. Visitas guiadas. Aberto durante todo o ano.(www.polarzoo.no)
Nenhum comentário:
Postar um comentário