Não é preciso espírito aventureiro, estar abaixo da meia idade, completamente em forma ou ser adepto de esportes radicais para se decidir por uma viagem ao norte da Noruega. Basta se apegar à máxima vigente no país de que não há tempo ruim e sim roupas inadequadas. Viajar para a região pode ser uma das experiências mais fascinantes para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças pequenas.
A viagem à terra do sol da meia-noite , no verão, ou da aurora boreal, no inverno, pode ser feita facilmente a partir de Oslo, de avião, diretamente para Tromso, a que já foi chamada Paris do Norte e hoje é conhecida por capital do Ártico. Há, inclusive, voos bem baratos, se reservados com antecedência.
|
Em Tromso, aproveitando o dia que nunca termina. Foto: Clara Favilla |
Tromso tem em torno de 70 mil habitantes, um centro com casas antigas de madeira, um porto renovado. Do total de habitantes, em torno de 15 por cento deles são estudantes de sua famosa e bem equipada Universidade, dedicada a viabilizar a adequada exploraçao científica e econômica do norte norueguês e do Ártico. Tromso é um farol que ilumina a procura e a consolidaçao de conhecimentos já com a intenção prévia de irradia-lo por todo o Planeta. Não, não é arrogância. É a certeza de que o Ártico não é só uma região de desafios, mas também de soluções, inclusive na área médica.
|
Sol da meia-noite. Foto: Clara Favilla |
Então, prepare-se para uma viagem que vai além do maravilhamento diante de paisagens nunca vistas, de safaris fotográficos em busca de baleias, cachalotes e ursos. Será uma viagem que lhe acrescentará uma nova visão de mundo. Para começar, o Inverno no norte da Noruega registra temperaturas acima das que ocorrem no sul. Além disso, o tempo pode ser bem melhor que no sul, onde chove, chove e chove. As águas que banham a costa não congelam, devido às correntes quentes do Golfo do México.
|
Tromso, igreja de madeira. Foto: Clara Favilla |
|
Sol da meia-noite. Foto: Clara Favilla |
O período sem sol, fim de novembro ao fim de janeiro, não é completamente escuro. O céu pode se apresentar bem azulado. Mas a Aurora Boreal não acontece com tanta frequência em um mesmo lugar. Muitas vezes, é preciso de muito mobilidade, verdadeiras expedições de navio ou carro para encontra-la. A boa notícia é serviços de verdadeira perseguição a esse espetáculo celestial, que na Noruega é comparada a uma mulher que se faz de rogada, está disponível em Tromso. Os organizadores dessas expedições fornecem de roupas adequadas e lições de como melhor fotografar o fenômeno.
Difícil ou não há, no inverno, navios lotados de casais japoneses em lua de mel, à espera do melhor momento para registrarem a felicidade em fotos sob as luzes da Aurora Boreal. E conseguem. Você certamente conseguirá também. Os samis chamam-na de Luz Audível, mesmo que não haja provas de que emita qualquer som. Mas devem estar mais preparados para penetrar mistérios, ousadia que não mais pertence aos povos urbanos. E como a ouvem, sabem exatamente a direção que deve ser tomada para encontrá-la. Mas além dos Samis, há especialistas em encontrá-la, deixe-se guiar por eles.
|
Foto: VisitNoruega |
Já o sol da meia noite está sempre à disposição. Basta ficar acordado. E é também uma experiência inesquecível. Sair do hotel pra jantar, dançar ou bebericar no centro da cidade ou na zona portuária de Tromso, acessível a pé de qualquer parte da cidade, e esperar acontecer. O sol, enquanto declina, irradia por todo o fiorde e colinas uma luz dourada que vai perdendo a intensidade. Não chega a se por completamente e logo começa seu caminho de volta, e tudo de novo se aviva. Passa pouco da meia noite é já é manhã. Nessa hora, podem ser vistos pela cidade turistas e moradores cantando e dançando pelas ruas perto do cais. Sempre tem alguém no grupo com violão. Há também os casais de namorados em bicicletas. Todos que estão acordados em bares, restaurantes e discotecas começam a fazer o caminho de casa. Para, enfim, dormirem em quartos com espessas cortinas black-out.
|
Foto: VisitNoruega |
Tromso é vibrante, divertida. Seus habitantes gostam de lembrar que tem a cervejaria, o jardim botânico e o planetário mais ao norte do mundo. Devido ao fato de ser sede de uma universidade,adquiriu um ar de cidade cosmopolita. O grande número de estudantes de toda a Noruega e do exterior favorece a concentração de bares, pubs e cafés por toda a cidade. É também uma cidade importante no circuito turístico do norte da Noruega, integrando um dos principais pontos de parada de cruzeiros a partir de Bergen.
Os navios da Norwegian Coastal Express cobrem quase toda a extensão do país, completando a viagem de ida e volta em 11 dias. A viagem, no verão, passa pelo Fiorde Geirander tombado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade e as Ilhas Lofoten.
Mais informacóes aqui:
www.hurtigruten.com
|
Foto: VisitNoruega |
A partir de Tromson também saem expedições fotográficas até o arquipélago de Svalbard o território ártico norueguês. Situado a 560 km a nordeste da costa norueguesa é o ponto da Terra permanentemente habitado mais próximo do Polo Norte. Ali o urso polar é o soberano. Ártico vem do grego αρκτος, arktos que significa urso.
Para consultas sobre voos internos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário