Minha prima Sônia comenta que via nossos tios fazendo boca de pito pingando um pouco de cachaça no café. Me lembrei que este era um hábito dos adultos também ensinado às crianças. Pode? Não somos alcoólatras por milagre! Nos dias de frio, quando estávamos na roça dos tios Mários e Isolet, no Bairro dos Limas, em Ouro Fino, íamos todos bem cedo apreciar a ordenha do leite e levávamos grandes canecas.
Alguns gostavam de um pouco de açucar no fundo nas canecas, outros um pouco de chocolate em pó. E por cima, nossos pais ou tios derrubavam umas gotinhas de cachaça que era para esquentar o corpo. Diziam que esse costume evitava resfriados e gripes. Será? Só sei que gostávamos, ainda mais se a cachaça era substituída por gotas de Conhaque de Alcatrão São João da Barra.
Íamos em grupos ao curral "cheiroso" e ficávamos ali vendo a ordenha manual encher baldes e baldes de alumínio. O líquido era depois depositado em grandes latões que eram levados pelas alças até a porteira da fazenda. Em seguida, o caminhão leiteiro passava recolhendo tudo pra levar à cidade. Muita vezes quando enjoávamos de ficar na roça e meu tio Mário ficava enrolando para colocar o jipe na estrada, pegávamos carona nesses caminhões que levavam um tempo enorme para fazer um percursos de menos de 20 quilômetros até os laticínios de Ouro Fino. Davam voltas e voltas para alcançarem as porteiras de todas as fazendas do caminho.
Adorávamos este ritual da ordenha e de beber leite literalmente ao pé da vaca. O leite saído na hora era bem quentinho comparado com o frio da madrugada. As canecas cheias de leite espumoso chegavam a soltar fumaça. Depois de beber todo o leite voltávamos à grande cozinha da casa para completar o café da manhã à beira do fogão de lenha, apostando de quem era o maior bigode branco de espuma.
E o leite ficava uma delícia!
ResponderExcluirNão era?
Este hábito eu me lembro de ter feito quando já mocinha, na volta dos bailes de formatura,eu e nossa prima Maureen;- minha querida tia Tereza já nos aguardava com as ditas canecas com conhaque, iamos tomar o leite e depois dormir até o meio-dia.
Ô meu Deus como nós "vivemos"!
Quando éramos crianças:Maria Luiza ,eu e a Mãezinha, naquele frio de Ouro Fino, às 5 horas da manhã, íamos até a fazenda dos Palomos buscar leite direto da vaca e no copo grande com um dedo de conhaque, bebíamos leite com conhaque para esquentar(que delícia!!!)O copo ia direto para a teta da vaca...e aquela espuma que fazia, hummmmm!!!ainda hoje me dá água na boca !!!Hoje o local virou um grande lago, onde faço minhas caminhadas todas as manhãs...
ResponderExcluirNossa! Também vivi isso. Só que sem conhaque. Pinga então nem pensar. E olha que meu pai tinha engenho onde se fazia uma cachaça maravilhosa. Vinha gente de tudo quanto é lugar prá conhecer e prá tomar a dita cuja.
ResponderExcluirBom, mas o leite quentinho saindo da teta da vaca eu tomava direto no curral com o fundo da caneca cheio de groselha. Mais ingênuo né? Mas igualmente inesquecível.
Oi Clara! Sou mineiro, de BH, não de Ouro Fino; mas minha família é das Vertentes, menos ao Sul do que sua linda terra. Tenho amigos quase que por perto do lugar onde vc viveu essas coisas tão boas (Três Pontas, Lavras, Três Corações...e por aí vai). Jornalista também, tenho saudades de coisas que vivi na infância. Mas eu tenho também saudades das que não vivi, acredita? Sim! Das contadas por meu pai, que nasceu em 1929 e já se foi em 2003. O tal do "café com conhaque" era uma prosa do meu velho, que me contava sobre os tempos dele como caixeiro viajante, quando garoto. Mesmo depois, aprumado na vida, ele continuou lembrando dessa "milagrura" e usando pra curar gripe ou pra prevenir, em dia frio ou de chuva. Mas o fato é que o leite quente, com um algumas gotas de conhaque (podem ser várias...de um conhaque qualquer...mas um Domeq, no mínimo), junto com um bocado de mel (pouco mesmo...só pra dar o doce e gosto inconfundível), uma raspa de gengibre (vixe...quase nada), um tanto de canela em pau (a ponta, quando o leite ferve), e um pouco de chocolate (Toddy, Nescau..em barra ralado..o q tiver à mão), fazem uma mistura muito boa de se beber (dependendo da sua habilidade pra misturar). Mais do que ser gostoso, resolve a congestão nasal que acomete o gripado ou quem, como eu, sofre de sinusite. Não cura. Mas dá um barato muito bom, que faz dormir bem, esquenta o corpo e deixa ele se virar com o que está embaçando a saúde do vivente.
ResponderExcluirMas, é claro, mais do que diz o Ministério da Saúde, não espere os sintomas se agravarem parar procurar um médico.
Foi muito bom ler o seu texto, justamente quando eu procurava combinações de conhaque e leite.
Sucesso pra vc!
Também vou experimentar...
ResponderExcluirMuitas frescura. Leite com pinga é muito gostoso
ResponderExcluir