domingo, janeiro 18, 2009

Curitiba (PR) - Um dos pinheiros da praça Santos Andradre, no centro de Curitiba...

O pinheiro-do-Paraná (Araucaria angustifolia) ou pinheiro-brasileiro, também conhecido pelo nome de origem indígena, curi, é a única espécie do gênero encontrada no País. É uma planta dióica: apresenta os gêneros masculino e feminino em unidades separadas.É a árvore símbolo do estado do Paraná e da cidades de Curitiba, assim como das paulistas Campos do Jordão e São Carlos.

Suas sementes, os pinhões, eram importantes na alimentação indígena e ainda hoje são iguarias que inspiram muitas receitas.Os pinheirais fazem parte de um ecossistema chamado floresta ombrófila mista, que integra o bioma da Mata Atlântica. A copada majestosa das araucárias, voltadas para o céu a cinqüenta metros de altura, lhe confere um desenho característico.

Florestas de pinheiras cobriam oitenta mil quilômetros quadrados do Estado do Paraná e sessenta mil quilômetros quadrados de Santa Catarina. Hoje restam apenas fragmentos, que, somados, não atingem 1% da área original. A maioria dos remanescentes se encontra em áreas particulares de indústrias madeireiras. Estão ameaçados por plantações de pinus e soja.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário