domingo, janeiro 18, 2009

Viagem & Conversa - Pinhão, cozido ou assado na brasa...

Pinhões lembram os invernos da minha infância. Quanto mais cozido, mais gostoso, mais cheiroso. E florestas de pinheiros araucária também existiam em São Paulo e Minas Gerais. A história de que pássaros eram os grandes plantadores de pinhões, contada pelo meu pai com grande interpretação me emocionava e me traz lágrimas aos olhos até hoje.

Ver pinheiros é sempre mágico. São sempre muito altos, de copas abrindo-se como uma guarda-sol ou guarda chuva. E onde tem pinheiros tem canto de muitos pássaros e pequenos animais enchendo a mata rasteira de movimento.

O pinhão pode ser cozido ou assado na brasa, onde o fogo deve agir lentamente para que a casca se abra e libere todas as qualidades de aroma e sabor.
Na panela de pressão o tempo de cozimento diminui.

A farinha de pinhão, produzida apenas artesanalmente devido à pouca expressão comercial, permite a confecção de broas, tortas e pães. Nas regiões onde ainda restam araucárias é comum o preparo do pinhão cozido em conserva de salmoura e vinagre. O pinhão pode ser também misturado à saladas ou molhos para carnes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário