quarta-feira, julho 01, 2009

Na carteira ou no celular?

Eu e vários colegas de trabalho temos o costume, que pode parecer bizarro, de ter santinhos na carteira. No meu caso , não é nenhum santo de devoção especial, mas um que ganhei ao ir à missa de sétimo dia da filha de uma ex-vizinha minha da 104 Norte.

Fui ensinada, desde criança, a venerar os santos. Posso ser uma católica de meia-tigela, mas rasgar estampas de santos ou das Nossas Senhoras que me entregam na rua, em igrejas ou pelos Correios, não rasgo. Tem sempre aquelas horas que se não nos apegamos aos santos, como sair delas? Como dizia minha avó, reza e caldo de galinha podem não curar, mas mal não fazem.

- para melhor leitura, clique na imagem para ampliá-la -

Mas santinhos de carteiras podem estar com os dias contados. Católicos italianos têm, desde 2007, acesso ao serviço Santiprotettori (clique para saber mais) oferecido a clientes das operadoras TIM e Vodafone. O serviço começou oferecendo 15 santos. Mas o catálogo santificado já deve ter crescido bastante. Pelo menos era esta a promessa ao ser criado.
Para download da imagem basta enviar uma mensagem de texto a um determinado número pelo preço de três euros (cerca de R$ 8). Entre os santos favoritos estão São Cristovão, protetor dos viajantes; Santa Luzia, protetora da visão e Santo Pio de Petralcina, monge do século 20 que teria as cicatrizes de Jesus Cristo. Imagens de Jesus e de Maria também estão disponíveis.
O bispo italiano Lucio Soravito de Franceschi achou a idéia de mau gosto. Mas representantes das empresas disseram que apenas estavam atualizando procedimentos.
Afinal, muita gente, hoje, nem carteira usa. Fotos, endereços e uma infinidade de informações estão armazenadas em celulares. Muitos saem de casa apenas com o cartão eletrônico, no bolso da calça ou saia, blusa ou camisa. O dinheiro é de plástico. Daqui uns tempos, até os cartões poderão se aposentar. Faremos tudo a partir da nossa íris, das nossas digitais ou por meio de comandos mentais. Celulares, câmeras de vídeo ou fotográficas estarão compactados em um único botão de nossas roupas. Quem viver verá e nem será preciso viver muito.

Por enquanto, São Domingo Sávio ainda mora na carteira da Luci.

Esta linda medalha de São Jorge, na carteira da Carol Guedes.
E a medalhinha de nossa Senhora Milagrosa protege, também na carteira, o filho do Henrique, na foto com cinco anos. Hoje já cresceu bastante.

Um comentário:

  1. Ainda tenho um santinho na carteira:Nossa Senhora Aparecida e na correntinha que uso no pescoço.

    ResponderExcluir