quarta-feira, junho 17, 2009

Circo Nacional da China

Não sei se é um truque banal
Se um invisível cordão
Sustenta a vida real
Cordas de uma orquestra
Sombras de um artista
Palcos de um planeta

E as dançarinas no grande final
Chove tanta flor
Que, sem refletir
Um ardoroso expectador
Vira colibri
Qual
Não sei se é nova ilusãoSe após o salto mortal
Existe outra encarnação

Membro de um elenco
Malas de um destino
Partes de uma orquestra
Duas meninas no imenso vagão
Negro refletor
Flores de organdi
E o grito do homem voador
Ao cair em si
Não sei se é vida real
Um invisível cordão
Após o salto mortal

As fotos são do querido Davi Zocoli. A letra é da composição de Chico Buarque, Circo Místico. E foi como pude traduzir para os leitores do Blog minha emoção ao assistir o Circo Nacional da China, no final da manhã de hoje, em Brasília. A trupe de jovens artistas está em excursão de seis meses por 25 cidades brasileiras.

E pensar que vi toda esta beleza trabalhando! Ser jornalista, repórter, tem dessas vantagens... às vezes estamos em lugares e vendo coisas nem sonhadas. A apresentação do Circo foi no Centro de Convenções Brasil 21 e fez parte da programação da Primeira Semana de Capacitação de 2009 do Sistema Sebrae.

Leiam a matéria que eu fiz

Equilíbrio, sintonia, ousadia dão o tom do espetáculo Piratas apresentado pelo Circo Nacional da China. Outras qualidades facilmente identificadas pela platéia são o trabalho em equipe e integrado, além do estabelecimento de metas. Tudo o que fundamenta um bom planejamento.
Por isso, a apresentação do Circo foi mais que uma bela surpresa, mas uma verdadeira aula para os participantes da Plenária da I Semana de Capacitação do Sistema Sebrae, que tem como tema ‘Planejamento no Contexto de Mudanças’.


Música, luz e movimento em perfeita sincronização permitem o quase inconcebível em se tratando do corpo humano: rápidas escaladas, sustentação em espaços mínimos, contorcionismos. Prova de que a flexibilidade para lidar com situações e a confiança no outro são fundamentais para o obtenção do que se pretende.

Outra lição que se pode tirar do espetáculo é a de que o erro tem lá sua graça e pode ser corrigido sem constrangimentos, rapidamente, desde que não falte o amparo e a compreensão necessária a quem errou. Mas que a repetição do erro pode comprometer sem remédio o espetáculo, coisa que não aconteceu. O mesmo valendo quando se trata de planejamentos corporativos ou mesmo pessoais. Tendo como inspiração as aventuras dos piratas em alto mar, as acobracias da trupe de artistas chineses, a maioria bem jovens, adolescentes, são realçadas por figurinos e cenários formado por cordas e jogos de luzes que dão idéia de um navio em alto-mar. O Circo faz excursão de seis meses pelo Brasil, programada para 25 cidades, incluindo Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário