sábado, julho 25, 2009

Brasília - O Fritz faz parte do roteiro da minha vida

Este restaurante de comida alemã, bem na esquina de baixo (a mais perto da L2) da 405 Sul, é referência de minha felicidade em Brasília. Nele passei bons momentos namorando, em família e com amigos. Neste sábado, estivemos lá com a querida Inês.

Os garçons que aí aparecem são os mesmos de quase trinta anos atrás. O que prepara as trutas para nos servir de imediato chegou ali adolescente. Agora está de cabelos brancos. Dos garçons todos que nos servem desde de sempre, só um deles mudou de emprego. O Sr. Fritz só pode ser bom patrão, não é mesmo? Aliás, pudemos vê-lo neste sábado, mais velho e bem mais magro, almoçando ao nosso lado.


Foi no Fritz que aquele que foi meu grande amor me contou piadinhas que só eu achava tão engraçadas. E também contou histórias que ainda não havia compartilhado com mais ninguém. Foi, entre uma garfada e mais outra, que inventávamos uma vida melhor do que passar tardes ensolaradas presos em salas de imprensa na Esplanada; que planejamos algumas de nossas melhores escapadas de Brasília.

O strüdel de maçã do Fritz, acompanhado de creme de leite, daqueles bem cremoso e fresquinho, acompanhado de café expresso quentinho, é tão bom, tão bom que recomenda consumí-lo com moderação. Caso contrário pode nos induzir a pensamentos de vida perfeita com quem, a mesma mesa, acolhe nossos ombros e nos dispara olhares de bezerro triste, de bezerro desmamado.

Olhares feito de conta, feito conta, que nos fazem acreditar, que o dono deles estará conosco para sempre, todos os dias do resto das nossas vida. Cuidado, portanto, com tais efeitos colaterais enganosos... e enjoy the moment sabendo que tudo passa, até a uva passa, até a banana passa, como não se cansa de dizer o sábio do meu irmão Dante.

Os antipastos, os pratos, as toalhas, as mesas são rigorosamente os mesmos. E por isso amamos estar lá, mesmo que, agora, só de vez em quando.

Geralmente comemos salsichões com acompanhamentos bem alemães á base de batata e repolhos. Mas desta vez, fomos de truta. Eu pedi a de molho de manteiga e alcaparras. Thiago, a acompanhada de batatas e creme de espinafre.
Inês, a com molho de manteiga e amêndoas em fatias finíssimas e crocrantes...
Bebel foi de camarão empanado.

2 comentários:

  1. Continuo dizendo que assim, NINGUÉM consegue fazer regime...
    Ai que inveja!rs.rs.rs.rs.
    Beijos saudosos...

    ResponderExcluir