sábado, julho 25, 2009

Campo Grande (MS) - O sobá

O sobá não é yakisoba. Ambos têm macarrão, legumes e carne, mas são bem diferentes. O sobá é feito de macarrão artesanal e um caldo especial perfeito para ser servido em cumbuca. O prato ainda leva omelete cortado em tirinhas, bastante cebolinha picada, carne, shoyo e gengibre a gosto.

O sobá é um prato de Okinawa, um departamento do Japão. Como a maioria dos japoneses que habitam Campo Grande é originária desta ilha, o sobá veio junto. Em 1914, quando a estrada de ferro finalmente ficou pronta e chegou a Campo Grande, muitos japoneses adquiriram lotes para plantar café e se estabeleceram na área rural. Mas, com a crise do café resolveram investir em hortas. Quem já morava na cidade fazia o sobá para esperar os que vinham das redondezas vender o que produziam.

O sobá é o grande astro da culinária de Campo Grande. Na Feira Central, que visitamos,quarta-feira, 22, à noite, levados por amigos do Sebrae/MS, são pelo menos 20 restaurantes especializados. De 09 a 12 de agosto acontece na feira o II Festival de Sobá, para alegria de milhares de gulosos. Durante o festival são servidas umas 80 variedades de sobá que pode levar todo o tipo de carne.

Aqui um mara-vi-lho-so e...

fumegante yakisoba...

Um comentário:

  1. Depois vc vem me dizer que entrou num regime hein?
    Só se for de engorda.
    Também, quem aguenta tanto prato gostoso pela frente?
    Coma mesmo prima...
    Estou é com inveja...

    ResponderExcluir