terça-feira, junho 02, 2009

Sem final feliz

TRENTO, 1 JUN (ANSA) - Os três italianos a bordo do avião Airbus A330 da Air France, que desapareceu dos monitores dos radares durante voo do Rio de Janeiro a Paris, na madrugada desta segunda-feira, estavam no Brasil para uma viagem de solidariedade, segundo confirmou a associação Trentini nel Mondo.

Rino Zandonai, Luigi Zortea e Gianbattista Lenzi eram membros da associação e faziam parte de uma delegação que visitou a América do Sul para conhecer as estruturas de apoio aos imigrantes italianos na região.


Vista da cidadade de Trento
O presidente da entidade de ajuda aos imigrantes, Alberto Tafner, confirmou que os três foram acompanhados ao aeroporto pelo presidente do círculo trentino de Curitiba, Ivanor Minatti.

A viagem, iniciada no dia 20 de maio, incluiu passagens pelos municípios de São Paulo, Ouro Fino, Zorteá, Rodeio, Gaspar e Florianópolis.

No município catarinense de Gaspar, foram entregues 22.375 euros (cerca de R$ 62 mil) arrecadados pela "Campanha de Solidariedade" para ajudar a população trentina local atingida pelas enchentes de novembro do ano passado.

Das 14 localidades atingidas no último ano, seis contam com representações trentinas: Blumenau, Brusque, Gaspar, Nova Trento, Rio dos Cedros e Rodeio. Rino Zandonai, diretor da Associação Trentini nel Mondo Onlus, concedeu oficialmente a cifra ao prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, e ao presidente da sede trentina local, Lovidio Carlos Bertoli, no último dia 29.

O dinheiro também se destinava à construção de um centro de assistência aos menores com problemas mentais e em condições psicológicas que podem determinar alguma marginalização social.

Na cidade mineira de Ouro Fino, a delegação participou da inauguração de uma piscina para crianças deficientes, e conheceu algumas iniciativas realizadas pelas organizações de imigrantes na região. No Brasil, operam atualmente 62 círculos da Associação Trentini nel Mondo, cuja sede principal está localizada na cidade de Trento, no norte da Itália.

O vôo AF 447, que partiu do Rio de Janeiro com destino a Paris, desapareceu por volta das 3h. Estavam a bordo 216 passageiros e doze tripulantes.

Notícia enviada ao Blog por Amélio Favilla Jr.

Um comentário:

  1. Em Ouro Fino, existem duas famílias do norte da Itália, da região de Trento:Bolognani e Chiste, famílias tradicionais da cidade e muito amigos nossos.A filha do Mário Lúcio Chiste Silva e de Sílvia Claro Chiste Silva, a Luciana, vai em intercâmbio para a Itália, para a cidade de Soto Del Biaggio Inferiore(região de Trento),em julho para permanecer 20 dias, intermediada pelo Circolo Trentino de Ouro Fino, onde terá a oportunidade de aprender o idioma italiano e conhecer a terra natal de seu tataravô e em contrapartida seus pais receberão uma jovem daquele país...Muito bom!!!

    ResponderExcluir