sábado, junho 20, 2009

Cambuí (MG) - Virado de banana é coisa séria...

Culinária local é destaque em reportagem
Recentemente, nossa simpática e acolhedora Cambuí, que pertence ao Circuito Serras Verdes, esteve em destaque em uma reportagem da revista Globo Rural (edição de maio de 2006) por causa de um certo virado...

Há pelo menos 100 anos as pessoas daqui desfrutam do sabor de um bom virado de banana, e este hábito alimentar está tão presente no dia-a-dia de seu povo que chamou atenção de estudiosos e pesquisadores.

O arquiteto e Presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural de Cambuí Fábio Faria, destaca a importância de ter sido requisitado o registro da receita do virado no livro de patentes do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico: “Este prato é típico nosso, algo que nossos avós já desfrutavam. Por isso foi muito importante que ele tenha sido inventariado e solicitado o seu registro”.

De acordo com Amélia Fanuchi, nossa conhecida “Béia”, que já ocupou o cargo de Chefe do Departamento de Cultura do município, a pesquisa inicial era voltada a saber se o “virado” era um hábito regional ou de Cambuí: “Hoje não temos dúvidas em dizer que Cambuí é a terra do virado de banana, pois o virado é apreciado sim em outros municípios da região mas não tão consumido como em Cambuí”.

Além do lado cultural do “virado”, existe também o lado gastronômico e econômico. No Mercado Municipal, que recentemente foi restaurado com apoio de uma empresa privada, e é um dos cartões postais de Cambuí, todos podem experimentar e se deliciar com o “virado” de banana em um dos boxes de alimentação, e cujos responsáveis são Negão (Ademilson) e “Dedé” (Maria José Teodoro Fanuchi) que prepara a deliciosa receita para os freqüentadores.
Dedé é mais uma das chamadas “viradeiras”, mulheres de nossa Cambuí que conhecem os segredos da receita e tem sempre uma dica ou detalhe que faz de “sua” receita especial e única. Se algumas de nossas “viradeiras” se juntarem você sempre irá escutar: “na minha receita vai canela, na minha eu uso queijo assim, meu virado é feito em um tacho especial,...” e esse papo vai longe.

Quem ainda não provou o tradicional virado de banana não sabe o que está perdendo. Na verdade é um prato simples, saudável, com ingredientes facilmente encontrados, e esta iguaria, que faz parte do cardápio dos moradores de Cambuí é muito nutritiva.
Para você que gosta de se aventurar na cozinha, aí vai a receita básica do “virado de banana”, com algumas dicas das “viradeiras” cambuienses:


(porção para 04 pessoas)
INGREDIENTES
· 04 colheres (sopa) de óleo;
· meia dúzia de bananas (nanica) bem maduras picadas em rodelas;
· 03 colheres cheias (sopa) de farinha de milho;
· 05 colheres (sopa) de açúcar;
· 150 g de queijo mineiro picado em cubos (queijo meia cura).
COMO FAZER
Coloque o óleo em uma panela, e deixe esquentar um pouco. Acrescente as bananas picadas e frite por 5 minutos. Coloque o açúcar e o queijo. Mexa bem devagar até que derreta.
Acrescente a farinha e sirva.

DICAS DAS “VIRADEIRAS”
Para aproveitar e saborear melhor o seu virado, você pode utilizar algumas dicas simples como colocar meia xícara de leite depois que a banana estiver frita para diminuir a acidez e não causar azia, não deixar que a banana se desmanche totalmente, e servir bem quente com um bom café.
Para você que não é de Cambuí, em sua próxima visita à nossa cidade, dê uma passada no Mercado Municipal e experimente essa delícia da culinária local e conheça um pouco da história através do paladar.
Cambuí, o pedaço mais feliz do Serras Verdes...
Leia mais em: www.cambui.mg.gov.br

2 comentários:

  1. Que très bonne chose!!! Je me sens enchanté de regarder cette nourriture!!!

    ResponderExcluir
  2. Guarapari Lobo Freire21 de junho de 2009 às 14:51

    Ah, estas receitas me lembram minha saudosa avozinha, Dona Adelaide, lá em Botucatu. Tempos saudosos que não voltam mais com café quente e bolo de milho ao final das tardes que precediam os saraus do Professor Ariobastos e das delicadas mãos da pianista Dona Quitéria Ramos Lobo Freire a interpretar maxixes e lundus do nosso querido Ernesto Nazareth. Velhos e bons tempos!!!

    ResponderExcluir