quinta-feira, junho 04, 2009

São Paulo (SP) - Ladrilhos do Edificio Martinelli

Navegar na internet, nem sempre nos leva ao porto desejado, mas nos reserva boas surpresas. Estava em busca de um poema de Jorge Luis Borges que me disseram chamar-se Singeleza. Não achei. Também achei estranho este nome para um poema de Borges ... Em compensação caí de para-quedas em um blog com fotos de prédios antigos de São Paulo.
E descobri que os ladrilhos hidráulicos da amada casa que não é mais dos meus tios-avós são os mesmos do terraço do Edifício Martinelli. Tomara que tenham vida ainda bem longa... O Martinelli foi restaurado e embeleza, hoje, o centro de São Paulo. Já o casarão que foi dos meus tios não sei qual será o destino dele. Hoje, infelizmente, nem moradia é. Nele funciona uma clínica de beleza.

- clique nas imagnes para ampliá-las -


As três imagens acima são do terraço e piso do Edifício Martinelli,o primeiro arranhacéu de São Paulo. As duas abaixo, são da casa do meus tios avós, em Ouro Fino. Ele, Ângelo Marcílio, irmão de minha avó Venerina, Vó Ina. Tanto o edifício como a casa foram construidos na década de 20, do século passado.

Um comentário:

  1. Já foi ao Chile? Vai amar! VC q. aprecia arquitetura, ajulejos, arte em geral...vai amar! Ainda bem q. fui antes de fazer as cirurgias de hérnia de hiato e de vesícula.....rs. O resultado delas não é bom p/ quem gosta de viajar como eu! Abreijos, margaret

    ResponderExcluir