Elza usa diariamente esta cozinha que, é claro, também tem um fogão a gás.
Por dentro dos fogões passava uma grande serpentina que esquentava a água, o ano inteiro, para deliciosos banhos de chuverão daquelas redondos e de muitos furinhos. Também levava água quente para as pias da cozinha e dos banheiros.
Na parte mais larga do fogão, se colocava as bacias para o banho morninho dos bebês, sem perigo que resfriassem devido às correntes de ar frio. Em cima da chapa ficava a comida dos retardatários e um bule esmaltado com café sempre quente, por meio de uma técnica bastante simples. O bule ficava mergulhado até o início da asa em uma vasilha de água mantida quase ao ponto de fervura.
Almoço ou janta feita, as brasas alimentavam pesados ferros de passar. Mesmo com luz elétrica, muita gente continuava passando a ferro de brasa lençóís, toalhas e roupas mais grosseiras. Era um jeito de se economizar energia elétrica, bem caro comparando-se com o da lenha.
Vi, quando pequena, os fogões à lenha serem substituídos lentamente pelos alimentados a gás. Os mais velhos, como minha Vó Quinha, se rebelaram e nunca aceitaram isso. Fogão a gás, ela dizia, cozinha a comida rápido demais, deixando-a menos saborosa. Além disso não era companhia pra ninguém, na hora da boca de pito (xícara das pequenininhas só com o fundinho de café para dar melhor gosto ao fumo) e do cigarro de palha. Depois, reclamava os antigos, a comida esfriava logo e quem continuaria papeando à beira de um fogão branco, frio e sem graça? Sem panceta defumando em cima, nem linguiça ou queijo curando.
Foi num forno de fogão à lenha que tia Gracy, viúva do tio Ido, irmão da minha mãe, assou milhares de biscoitos, empadinhas de massa normal ou massa podre (daquelas com muita gorduram que esfarelam), que eram vendidos para completar seu pequeno salário de professora primária, uma das melhores da cidade.
Moro no Gama DF e na minha casa meu pai contruiu um fogão a lenha, tal como a família dele tinha lá na Paraíba.
ResponderExcluirNum é tão bonito como esse da foto, e nem usamos todos os dias, mas no dia que quiser a doce de goiaba bem feito, um feijão bem cozido, é só acender e, literalmente, manda brasa hehehe.
Sem dizer que na chapa quente, pode-se fritar em bom bife de carne de porco...Depois no forno que fica quente por muito tempo, pode-se também assar bananas nanicas, polvilhar açucar com canela...e... "mandar ver barriga abaixo...!!!Êta trem bão...
ResponderExcluir