sábado, julho 04, 2009

Pouso Alegre. Minas Gerais - Sabão de cinzas

Comprei os sabões da foto em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais. Estive lá no início de maio. Fazia décadas que não via este tipo de sabão, igualzinho ao da minha Vó Ina que os fazia, num puxadinho no fundo do quintal da casa da Rua Wenceslau Brás, em Ouro Fino. Puxadinho que viveu grandes emoções, como matança de porcos ou de frangos em série para os eventos dominicais familiares de domingo, verdadeiras orgias alimentares.

Quando éramos crianças e morávamos primeiro em São Paulo, capital, e  depois,em Arapongas, Paraná, sempre que havia um portador ,minha avó mandava presentes para nós. Doces que ela mesmo fazia, alguma roupa e...sabões de cinza, iguaizinhos os da foto e também embalados em palha de milho.

Reservámos os sabões da minha avó para lavar os cabelos em dias especiais, que eles dão um brilho e maciez a mais. Também para desinfetar machucados e picadas de insetos. Minha mãe usava sabões de cinza como remédios e uma remessa durava quase o tempo da chegada da seguinte.. Eram presentes especiais que só valorizamos quando estamos longe de quem amamos, no espaço ou no tempo.

Saiba mais
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
As cinzas que se obtêm da madeira contém substâncias alcalinas que são solúveis em água, e é justamente essa matéria-prima que fazia parte da composição dos primeiros sabões, que datam do ano de 2800 a.C. e surgiram na antiga região da Babilônia, eram produzidos com gordura animal e cinza de madeira.

Receita tradicional de sabão de cinza
Ingredientes:
• 2,5 Kg de cinza;
• 5 Kg de sebo;
• 5 litros de água;
• 0,5 Kg de soda cáustica.

Modo de preparo
1. Derreta o sebo em fogo brando até obter uma massa uniforme;
2. Misture a cinza com a água e leve para fervura durante quatro horas;
3. Desligue o fogo, deixe a cinza decantar e use somente a água do sistema;
4. Acrescente esta água ao sebo e misture bem;
5. Junte lentamente a soda e mexa até dissolver;
6. Distribua o produto final em fôrmas;

O produto final é o sabão de cinza, considerado ecológico por não afetar o ambiente. Este sabão é bastante antigo, mas ainda é produzido artesanalmente em diversas regiões do Brasil. É uma sabão que contém menos soda cáustica porque grande parte da necessária foi substituída pela cinza.

A cinza possui uma importante propriedade que é a de branquear, purificar. Se quiser clarear tecidos rústicos coloque-os ensaboados de molho com uma trouxinha de cinza. No dia seguinte é só enxaguar.

13 comentários:

  1. Sabão de cinza!
    Quantas recordações!
    Me faz lembrar de meus cabelos que de tão negros que eram, pareciam azulados e, o sabão de cinzas, feitos pela vó Ina, acrescido de um pouco de perfume após o enxague os deixava irresistíveis.rs rs rs rs .

    ResponderExcluir
  2. Acho que não conheci o sabão de cinzas. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Vc pode me dizer onde compro? Ambrasas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Preciso comprar o sabão de cinza alguém sabe onde encontrar. No mercado livre. Mostra mas na consigo concluir a compra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei no mercado livre me entregaram no mesmo dia.

      Excluir
  5. BOA NOITE
    QUERO SABER SE EU USAR SABÃO DE CINZA CRESCE CABELO
    Email evandejc@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. A credito sim nesse sabão porque antigamente agente lavava os cabelos com sabão gaúcho os cabelos ficavam lindos e cresciam hoje agente usa esses sabão os cabelos ficam todo ressecados na quele tempo não existia cremes e nem champoo eu quero ver se existe ainda sabão gaúcho

    ResponderExcluir
  7. Eu espero que acabe com a caspa!!!

    ResponderExcluir