domingo, julho 05, 2009

Caldas Novas (GO) - Não, não é cratera de vulcão extinto...

A região das cidades de Caldas Novas e de Rio Quente é plana, emoldurada por morros recortados. Tem-se a nítida sensação de que se está numa grande cratera de um vulcão extinto há milênios.

Mas a literatura especializada disponível informa que se trata de um sítio geológico formado pela grande nascente de um rio com cerca de 1.000 litros/segundo de vazão e temperatura de 37 graus centígrados; da Lagoa da Pirapitinga e de de dezenas de poços, todos de água quente, que em seu conjunto movimenta uma ampla indústria de turismo.

O aquecimento da água se dá por grau geotérmico, não associada a vulcanismo ou outra atividade magmática. A principal área de recarga dessas fontes termais é o platô da Serra de Caldas.

A estrada da foto é a saída da chácara da avó do Thiago em direção à Pousada do Rio Quente, que já foi no início da década de 70 o maior empreendimento turístico da região. Hoje, é apenas um dos cinco hotéis que integram o Rio Quente Resorts.
A foto acima e as abaixo já foram tiradas já nos jardins da Pousada. Como construíram o Hot Park, destino da criançada e de não sócios, os hóspedes, associados e convidados podem desfrutar de um relativo sossego, principalmente à noite, nas piscinas e poços naturais de água quente. Foi o que fizemos.

Poços e piscinas naturais estão justamente na parte mais antiga do empreendimento, a Pousada e já existiam do mesmo jeito,inclusive as duchas, de quando estive lá com a família do meu primo José Carlos Pellicano, há 39 anos. Só agora retornei.
Esta é uma das partes mais recentes do Rio Quente Resorts.

3 comentários:

  1. Fui uma única vez para Caldas Novas e amei!
    Que sorte a sua hein?
    Eu ainda chego lá...

    ResponderExcluir
  2. em caldas novas tem vulcão rio quente.

    ResponderExcluir