domingo, agosto 30, 2015

Fritz, um dos restaurantes mais queridos de Brasília




Dos restaurantes que fazem parte da história de Brasília, o Fritz, no mesmo endereço há mais de três décadas (404 Sul) é um dos mais queridos. Muitos namoros, pedidos de casamento, celebração de datas felizes aconteceram  e continuam acontecendo ali.  Discussões também, mas em voz baixa, registre-se, que não é lugar para barraqueiros.

Garçons que vimos rapazes continuam nos atendendo com simpatia na medida exata. Hoje são senhores de cabelos brancos ou sem cabelos. Uns continuaram esbeltos, outros nem tanto.  Viram nossos filhos crescerem. E muitos de nós já lá chegam com os filhos dos filhos.

O dono, bem idoso, já não aparece tanto. Tem um amplo salão refrigerado, mas a preferência geral é pela varanda. Os móveis continuam os mesmos. O cardápio idem. Pratos alemães, mas com algumas opções bem ecléticas como o camarão à milanesa, acompanhado de arroz de brocoli. Cervejas nacionais e importadas.

Surpreendentemente, não são as salsichas, o joelho de porco os vencedores da lista pedidos à cozinha. O prato que se destaca é a prosaica truta cozida que tem a pele e a espinha retiradas à frente dos clientes. Sobre os filés é derramada manteiga quente com alho e alcaparras. A consistência, sabor e apresentação deste e dos demais pratos não mudaram desde a inauguração do restaurante. E o melhor de tudo: os preços continuam bastante compensadores. O conservadorismo estende-se às sobremesas saborosas e resumidas a três: torta de maçã ou chocolate e o previsível/indispensável creme de mamão papaia com sorvete e licor de cassis.

Se você tiver visita em casa, não pense duas vezes. Levá-lo ao Fritz é uma forma de fazê-lo entender e amar ainda mais Brasília. 

2 comentários:

  1. Hummm... saudades dessa truta na manteiga, saboreada inúmeras e bem acompanhadas vezes!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma receita simples e deliciosa ao mesmo tempo que merece ser saboreada por quem gosta de peixe.

    ResponderExcluir