terça-feira, maio 19, 2009

Viagem & Conversa - Pode-se enxergar melhor só com a lembrança de que um dia houve mais luz...


'Acredito que há pessoas que a função delas é ser velas. Se queimar, iluminando outras pessoas. E ninguém percebe isso, só quando a vela se acaba. Aí alguém diz: parece que tava mais clarinho aqui, antes tava se enxergando melhor... e recomeçam a enxergar melhor só com a lembrança de que um dia houve mais luz.'

Francisco Augusto Pontes
Chico Pontes, em Brasília
Augusto Pontes, em Fortaleza

Quem foi: Aluno e professor da UnB, funcionário do Banco do Brasil, Secretário de Cultura do Ceará, publicitário, diretor teatral, poeta e letrista, parceiro de Ednardo e Fagner entre outros, pai, marido e avô. Amigos de muitos.
Faleceu em Fortaleza, na última sexta-feira, 15 de maio, aos 74 anos.

2 comentários:

  1. Clara, que incrível. Olhei nossas fotos nesse fim de semana, enquanto arrumava minhas lembranças. O Chico Pontes foi uma pessoa que exerceu influência forte sobre mim, naquela época em que eu era uma assustada jovem que ouvia com tanta atenção os trocadilhos do Chico. Fica na lembrança uma de suas mais polêmicas frases: "não me cobrem coerência. Cada dia penso algo diferente sobre a vida e seus acontecimentos". Lembro das nossas idas ao Beirute - em pleno dia de sábado, pela manhã- e ficávamos lá tomando cerveja e comendo frango à passarinho. E depois tinha que almoçar - de novo- quando chegava em casa...Do trabalho - e que trabalho- para montar um novo currículo para o curso de comunicação,das aulas de teatro. Foram muitas as provocações intelectuais do Chico e a todas eu agradeço. Que ele fique em paz!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe a interferência. Apenas para fazer umas retificações.
    O Chico Pontes não foi funcionário do Banco do Brasuil e sim do Banco do Nordeste. Não foi parceiro do Fagner. Foi do Ednardo, do Petrúcio Maia e mais ainda do Rodger de Rogério, do Clôdo e do Clésio Ferreira.Foi, ainda, Presidente da Fundação Cultural de Fortaleza, e professor das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e do Piauí.

    ResponderExcluir